segunda-feira, 23 de junho de 2008

Grupo do Lucas Martins

Grupo: Diego Nunes, João, Lucas e Rafael. / Gás Natural e Poluição Visual.
-----
 
*** POUIÇÃO VISUAL

---> O QUE É

Dá-se o nome de poluição visual ao excesso de elementos ligados à comunicação visual (como cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas, etc) dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais e de serviços. Acredita-se que, além de promover o desconforto espacial e visual daqueles que transitam por estes locais, este excesso enfeia as cidades modernas, desvalorizando-as e tornando-as apenas um espaço de promoção do fetiche e das trocas comerciais capitalistas. Acredita-se que o problema, porém, não é a existência da propaganda, mas o seu descontrole.

Também é considerada poluição visual algumas atuações humanas sem estar necessariamente ligada a publicidade tais como o grafite, pixações, fios de eletricidade e telefônicos, as edificações com falta de manutenção, o lixo exposto não orgânico, e outros resíduos urbanos.

---> EFEITOS

A poluição visual degrada os centros urbanos pela não coerência com a fachada das edificações, pela falta de harmonia de anúncios, logotipos e propagandas que concorrem pela atenção do espectador, causando prejuízo a outros, etc. O indivíduo perde, em um certo sentido, a sua cidadania (no sentido de que ele é um agente que participa ativamente da dinâmica da cidade) para se tornar apenas um espectador e consumidor, envolvido na efemeridade dos fenômenos de massas. A profusão da propaganda na paisagem urbana pode ser considerada uma característica da cultura de massas pós-moderna.

Certos municípios, quando tentam revitalizar regiões degradadas pela violência e pelos diversos tipos de poluição, baixam normas contra a poluição visual, determinando que as lojas e outros geradores desse tipo de poluição mudem suas fachadas a fim de tornar a cidade mais harmônica e esteticamente agradável ao usuário.

---> PREJUÍZOS
Uma das maiores preocupações sobre a poluição visual em vias públicas de intenso tráfego, é que pode colaborar para acidentes automobilísticos. Muitos países possuem legislações específicas para controle de sinalizações em diversas categorias de vias. Alguns psicólogos também afirmam que os prejuízos não se restringem à questão material mas atingiriam também a saúde mental dos usuários, na medida em que sobrecarregaria o indivíduo de informações desnecessárias.
 
________________________________________________________________________________________
 
** GÁS NATURAL
 
---> O que é
 
O Gás Natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves que na temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanece no estado gasoso. O gás natural apresenta características adequadas para ser utilizado como combustível em instalações industriais, comerciais, residenciais e como matéria-prima em indústrias químicas, siderúrgicas e de fertilizantes. 
 
---> Obtenção
 
O Gás Natural é extraído de jazidas naturais subterrâneas formadas por rochas sedimentares porosas e permeáveis e cobertas por estratos impermeáveis que impedem a sua saída para o exterior. A etapa inicial do processo de produção do gás natural é a exploração, que consiste em duas fases: a pesquisa e a perfuração do poço. Na sua produção, o gás deve passar por vasos separadores, que são projetados e equipados para tirar os hidrocarbonetos e a água que estiverem em estado líquido e as partículas sólidas. Caso o gás esteja contaminado por compostos de enxofre, então ele é enviado para Unidades de Dessulfurização, onde esses contaminantes serão removidos. Depois dessa etapa, uma parte do gás é utilizada no próprio sistema de produção, em processos conhecidos como rejeição e gás lift, com o objetivo de aumentar a recuperação de petróleo do reservatório. O gás restante é enviado para processamento, que é separação de seus componentes em produtos especificados e prontos para utilização. 
 
---> Características
 
O metano (CH4) é o principal componente do gás natural. Mais leve que o ar, à temperatura ambiente permanece gasoso. O gás natural é inodoro, incolor, inflamável e asfixiante quando respirado em altas concentrações. Para facilitar a identificação de vazamentos, são adicionados compostos à base de enxofre (Mercaptans) ao gás em concentrações suficientes para lhe dar um odor marcante. 
 
---> Aplicação
 
O gás natural é amplamente utilizado na indústrias, comércio, residências, veículos e na geração de energia elétrica.
Na indústria, o gás natural é utilizado como combustível para fornecimento de calor, como matéria-prima nos setores químicos, petroquímico e de fertilizantes, como redutor siderúrgico e geração de eletricidade.
No comércio e serviços, ele substitui com vantagens o GLP o óleo diesel e a lenha (em padarias e restaurantes).
Como combustível veicular o gás natural é utilizado em automóveis, ônibus, caminhões, substituindo a gasolina, álcool e o óleo diesel.
 
---> Vantagens na Geração de Energia Elétrica
 
- Maior flexibilidade; 
- Geração de energia elétrica junto aos centros de consumo; 
- Disponibilidade ampla; 
- Custo bastante competitivo com outras alternativas de combustível; 
- Permite o surgimento de mercado de gás interruptível. 
 
---> Desvantagens
 
- Por se tratar de um combustível fóssil, ele é uma energia não renovável, portanto finita. 
- O gás natural apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão. 
- Por ser mais leve que o ar, o gás natural tende a se acumular nas partes mais elevadas quando em ambientes fechados. 
- Em caso de fogo em locais com insuficiência de oxigênio, poderá ser gerado monóxido de carbono, altamente tóxico.
 
---> Países produtores
 
• Brasil 
• Estados Unidos 
• Rússia 
• Venezuela 
• Canadá
 
---> Co-Geração: Energia Elétrica a partir de Gás Natural
 
O Gás Natural, quando utilizado para fins de co-geração, tem se tornado uma excelente alternativa para suprir a escassez de energia. A co-geração é o processo que permite a produção simultânea de energia elétrica, térmica e a vapor, a partir de uma única fonte de combustível: o Gás Natural.
No esquema habitual de co-geração, é utilizado uma turbina a gás ou um motor para mover um alternador que gera energia elétrica utilizável no próprio local de produção, sendo que o excedente também pode ser transferido para outras redes. Esse processo oferece ainda uma maior confiabilidade na disponibilidade de energia elétrica, pois permite a ligação em paralelo com a rede elétrica da concessionária. A energia térmica produzida neste processo proporciona uma significativa redução de custos, já que o calor recuperado dos gases de escape produz vapor, ar quente e refrigeração utilizados nos processos industriais. A refrigeração, utilizando a energia térmica do processo, é obtida através de unidades de absorção, equipamentos estes de baixíssima manutenção em comparação com as unidades convencionais por compressão.

Nenhum comentário: