Energia Solar
A energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa proveniente do Sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou mecânica.
Ela é obtida através do movimento de translação da Terra ao redor do Sol, que recebe 1 410 W/m2 de energia, medição feita numa superfície normal (em ângulo reto) com o Sol. Disso, aproximadamente 19% é absorvido pela atmosfera e 35% é refletido pelas nuvens. Ao passar pela atmosfera terrestre, a maior parte da energia solar está na forma de luz visível e luz ultravioleta.
Ela pode ser transformada em energia elétrica da seguinte forma:
A energia é transformada por meio de células geralmente à base de silício. Para obter um potencial suficiente, as células devem estar associadas entre si para constituírem um painel solar, pois a luz, ao incidir na camada de Valencia excita o elétron a tal ponto de ele "escapar" da atração do núcleo, estando "carregado". Este "carregamento" é que será a energia consumida pelos equipamentos elétricos. Do material fotovoltaico ele é "levado" aos equipamentos elétricos por fios condutores, de preferência fabricados com os elementos químicos de melhor condutibilidade possível (Exemplo: Prata - "Ag"). Como os painéis fotovoltaicos produzem correntes contínuas (como as pilhas), é necessário convertê-las, com ajuda de um conversor, em corrente alternativa (comparável àquela que alimenta os aparelhos de televisão, os computadores, as geladeiras, etc.).
O posicionamento do painel solar é muito importante, pois o Sol faz uma trajetória aparente ao longo do Equador. Por isto, quem está no hemisfério Sul deve posicionar o sistema voltado para o Norte, e quem está no hemisfério Norte, para o Sul.
E quanto à inclinação do sistema, é só calcular a latitude do local, mais quinze graus.
O Brasil possui um grande potencial energético solar, mas quase em todo território é inviáveis a instalação e manutenção de instrumentos de medição solar. O aproveitamento racional da energia solar no sentido de produzir instalações bem dimensionadas e economicamente viáveis só é possível a partir de informações solarimétricas consistentes da região em questão. Em 1995, através do Grupo de Trabalho de Energia Solar (GTES), foram estabelecidas, dentro do contexto solarimetria, duas propostas de trabalho que se seguiram com o apoio da instituição: O Atlas Solarimétrico do Brasil (que representa mapas mensais contendo isolinhas das medidas de insolação e radiação global) publicado em agosto de 1997 pelo Grupo de Pesquisas em Fontes Alternativas (FAE/UFPE) e o Atlas de Irradiação Solar do Brasil (que representa a aplicação e adaptação para o Brasil de um modelo físico alemão utilizando imagens de satélites e está representado por mapas mensais contendo valores pontuais da radiação global) publicado em outubro de 1998 pelo Laboratório de Energia Solar (Lab Solar/UFSC) e Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE).
Poluição Visual
Dá-se o nome de poluição visual ao excesso de elementos ligados à comunicação visual (como cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas, etc) dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais e de serviços. Também é considerada poluição visual algumas atuações humanas sem estar necessariamente ligada a publicidade tais como o grafite, pichações, fios de eletricidade e telefônicos, as edificações com falta de manutenção, monumentos mal cuidados, o lixo exposto não orgânico, e outros resíduos urbanos.
Para diminuir essa poluição deve –se respeitar a legislação. E aumentar as leis e fiscalização, fazendo campanhas estabelecendo parâmetros, conscientizando os comerciantes de que esse tipo de mensagem é sem retorno, além de fazer uma revisão na lei, que apresenta ambigüidades, dando margem a interpretações diversas.
Bibliografia:
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./energia/index.html&conteudo=./energi
http://alvaro.lima.vieira.50megs.com/solarpvconceitos.htmla/solar.html#ambiente
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_solar
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./urbano/index.html&conteudo=./urbano/poluicaovisual.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_visual
Ana Flavia, Jéssica, Lígia, Ludmila e Paula
Nº: 03, 06, 26, 28 e 30
Trabalho sobre: Energia Solar e Poluição Visual
Professor Humberto
Física
Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário